Gostou do artigo? Compartilhe!

OBESIDADE É FATOR DE RISCO CORONAVÍRUS

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

A obesidade pode ser um importante fator de risco de gravidade aos infectados pelo coronavírus. Sabemos que a obesidade é um fator de risco para diminuição da imunidade.

Uma pesquisa divulgada pela NHS, Agência de Saúde Inglesa, revelou que quase dois terços dos pacientes que têm o quadro grave da doença COVID-19 são obesos; e perto de 40% estão na faixa de idade abaixo de 60 anos. Foram analisados 194 pacientes internados nos centros de cuidados intensivos, no Reino Unido.

O Ministério da Saúde já havia incluído a obesidade grau 3 na lista de doenças crônicas de risco para a gripe. Os obesos, em especial os que apresentam obesidade grau 3, ou seja, IMC – Índice de Massa Corpórea acima de 40, são mais suscetíveis ao vírus da gripe, por apresentarem a imunidade mais baixa. E o mais alarmante é que estas pessoas, após se infectarem, evoluem rapidamente para quadros mais graves da doença. Isso porque normalmente os super obesos têm redução da capacidade pulmonar (menor quantidade de ar inspirada em relação a pessoas com peso normal), independente de haver alguma doença estabelecida; mas também é comum que essas pessoas tenham doenças e distúrbios respiratórios crônicos.

A capacidade pulmonar é reduzida em razão do aumento da gordura intra-abdominal, que pressiona o diafragma (o músculo que separa o abdome do tórax), o que leva a uma pressão dos pulmões e, consequentemente, à falta de ar. Todo esse processo dificulta o obeso a expelir secreções acumuladas, e a limpeza das vias aéreas fica bastante comprometida. 

Embora não tenhamos ainda uma vacina contra o coronavírus., é recomendada a vacinação  contra a gripe atual, ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até mesmo óbitos, além de diminuir a dúvida do diagnóstico diferencial entre a infecções pelos vírus já conhecidos e coronavírus. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza (gripe comum).

https://abeso.org.br/vacinacao-gripe-pessoas-com-obesidade-grau-3-estao-entre-o-grupo-considerado-de-risco-pelo-ministerio-da-saude/


Autor

Dra Sheyla Santos Quelle Alonso

Dra Sheyla Santos Quelle Alonso

Endocrinologia e Metabologia

Especialização em Endocrinologia E Metabolismo no(a) Hospital Evangélico.