Gostou do artigo? Compartilhe!

TERMOGÊNICOS AJUDAM A EMAGRECER? ELES SÃO SEGUROS?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os chamados suplementos termogênicos são produtos que têm se tornado muito populares nos últimos anos, pois prometem perda de peso e uma melhor performance física. Vendem promessas que não podem cumprir, como, por exemplo, a eliminação de gordura localizada. Os termogênicos são substâncias que agem aumentando a temperatura corporal através da estimulação dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central. O problema é que os resultados destes suplementos não são isentos de efeitos colaterais, alguns deles mais simples, como alterações do humor, boca seca, tremores e insônia, e outros mais graves, tais como arritmias cardíacas, infarto e AVC.
Por esse motivo, Nos últimos anos, varios orgãos governamentais, incluindo a brasileira Anvisa, têm emitido resoluções proibindo a venda de alguns suplementos termogênicos, devido aos seus riscos para saúde.
A quantidade de substâncias termogênicas nos suplementos regularizados é inferior à necessária para emagrecer. Alguns termogênicos como a efedrina ajudariam a perder peso se ingerida em altas doses, mas aí vêm os riscos. Com isso, o efeito destes produtos é como o de um placebo, por isso os termogênicos aumentam muito pouco o gasto calórico. Algumas substâncias como a caféina pode ter um papel no desempenho de algumas atividades esportivas, mas não no emagrecimento. Apesar de os suplementos termogênicos não serem recomendados para perda de peso, café, guaraná, chá branco, canela, gengibre - todos termogênicos - podem ser benéficos quando consumidos em doses equilibradas.
você consome termogênico? você sabia dos riscos deles? comente aqui sua opinião!

Autor

Dra Sheyla Santos Quelle Alonso

Dra Sheyla Santos Quelle Alonso

Endocrinologia e Metabologia

Especialização em Endocrinologia E Metabolismo no(a) Hospital Evangélico.